COMPUTADOR NA APRENDIZAGEM

Computador na aprendizagem

O computador é uma máquina muito atrativa para crianças, jovens, adultos e até mesmo da galera da terceira idade. Estas máquinas normalmente já vem com um sistema operacional instalado              ( sistema operacional se trata de um programa importante que permitirá o funcionamento da máquina, ou seja, sem ele instalado não dá para utilizar a máquina e os principais recursos) que permitirá ao usuário  processar informações de diversos tipos, armazenar uma quantidade enorme de dados e desenvolver com auxílio destes diversas atividades que poderão facilitar muito o nosso dia-a-dia.
Ultimamente as escolas públicas têm sido equipadas com computadores como forma de integrar as novas tecnologias na aprendizagem, mas apesar de parecer simples, essa integração escola e computadores, esta questão ainda enfrenta resistência por parte de profissionais, famílias e outros que ainda desconhecem  o enorme potencial de aprendizagem que este pode oferecer.
Algumas pessoas ainda apresentam receios quanto ao uso do computador e principalmente com relação à internet, nesse caso são principalmente pais preocupados com aquilo que seus filhos estão acessando na rede mundial de computadores.
Certamente, os pais têm como obrigação cuidar da educação de seus filhos e um bom caminho talvez seria criar certa parceria com aquilo que representa o interesse dessa nova geração com aquilo que consideramos ser essencial para estes. A promoção do diálogo entre pais e filhos, professores e alunos e demais envolvidos pela educação precisa  unir interesses em busca de avanços. A questão é aproveitarmos aquilo que o computador com ou sem internet pode oferecer de bom e tirar proveito disso para melhorarmos muitas questões.
As escolas públicas hoje em dia recebem computadores com o software ( programa ) Linux Educacional que possibilita a ampliação da aprendizagem para pessoas de todas as idades. Neste programa também merece destaque o Programa GCompris que é muito recomendável para crianças até dez anos de idade, mas pode ser útil para adolescentes e até para os alunos da Educação de jovens e Adultos.
Certamente, todo educador já sabe que seu papel é mediar o conhecimento em todos os ambientes da escola em aulas com ou sem uso de tecnologias; sempre há a necessidade da presença do educador.
Uma coisa importante é não atribuirmos a responsabilidade de educar que é dever principalmente da família e da escola ao computador, vale lembrar que estes são úteis como apoio à aprendizagem e não  como algo mágico que trará mudanças por si próprio. Tem muitos sites bons que se preocupam com a aprendizagem e por isso é melhor saber que nossos internautas estão acessando aquilo que é útil do que deixá-los perder tempo com conteúdo que não trará benefício algum.  
A escola está aí com esta ( nem tão nova ) ferramenta nas mãos, poderia ser comparada a tão falada popularmente "faca e o queijo", cabe a cada educador inteirar-se mais das necessidades dessa nova era que se instalou. "Por a mão na massa" e saber com isso que é possível oferecer mais conhecimento relacionando a ação de ensinar com tecnologias contemporâneas.
É isso aí, para os educadores fica aqui o incentivo para começar sem receio, começar e dar continuidade como assim já fazem com outros assuntos e com tantos outros recursos de aprendizagem.
A era digital já se instalou, é hora de arregaçarmos as mangas para fazer com que essa turma que acredita no potencial transformador da educação colha os frutos de um trabalho repleto de criatividade e qualidade. É possível ir além de simples pesquisas escolares e abordagens de jogos educativos. É possível produzir tirinhas, palavras cruzadas, caça palavras, propor a prática de leitura, abordar a ortografia e a produção da escrita, dar espaço para a expressão da criatividade, da produção de conteúdo ( quanta cultura há localmente ociosa aguardando que os alunos a fotografem na comunidade e possam construir seus próprios registros históricos? Aí a oportunidade de usar um editor de textos do computador e construir livros, construir slides com documentários e tantas outras ideias que surgirão. A rua, a comunidade, a fazenda tem tantos locais esperando para serem fotografados e descritos, tantas lendas caindo ao esquecimento, causos, quantas receitas). Nesse mesmo blog verá que onde há computador e internet criar seu próprio blog é algo simples, servirá para turmas de alunos ou blog pessoal.
Com uso da ferramenta computador é possível proporcionar uma troca de experiências em prol da ampliação do conhecimento e nessa troca, tanto ganham os professores quanto os alunos. Vale lembrar a necessidade de integrar às vezes esse recurso a outras mídias e recursos tecnológicos como fones de ouvido, data-shows, pendrives, caixa de som, impressora e internet.

O planejamento das atividades desenvolvidas na sala de informática é muito simples, mas se necessário, é possível adaptar outras questões ( modelo simples abaixo ).




Nenhum comentário:

Postar um comentário