domingo, 10 de março de 2013

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil ou RCNEI


Hoje em dia, é cada vez mais comum às escolas buscar mais qualidade nas formas de ensino e formação das crianças, para suprir essas necessidades educacionais, foi criado no ano de 1998 o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil; o mesmo encontra-se dividido em três volumes.
Apesar desse documento não ser tão novo assim, ainda é visto como importante base fundamental teórica para garantir qualidade nas práticas educativas.
Esses referenciais apresentam-se como documentos norteadores criados especialmente para contribuir com as ações educativas, assim como com os planejamentos; no desenvolvimento e nas práticas de avaliação da aprendizagem das crianças de forma geral.
Não é um simples documento ( todo educador deveria tê-lo na tela de seu próprio computador, pois dá mais clareza, segurança e praticidade quanto  as questões educativas), foi muito bem elaborado pelo MEC. Por esses e tantos outros motivos também é muito valioso, muitos dizem que é muito volumoso; mas não podemos optar por usá-lo ou não, visto que  é um documento oficial de base nacional mais que trás  tanto informações que a maioria considera simples como assuntos mais complexos relacionadas à educação de nossas crianças e outros itens de interesse das próprias instituições de ensino.
Façam bom proveito desses conteúdos nos links abaixo! Clique nos links ou nas imagens para baixá-los. Afinal de contas, nossas crianças brasileiras merecem pessoas como você que se preocupa em utilizar aquilo que tende a contribuir ao máximo no sucesso da Educação.



REFERENCIAL 1 ( INTRODUÇÃO)


 RECNEI VOL1

REFERENCIAL 2 ( FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL )
 RCNEI VOL 2

REFERENCIAL 3 ( CONHECIMENTO DE MUNDO )
 RCNEI VOL 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário